CERTIFICADOS
XV CLAVE e XIII CBVE: Palestrantes nacionais e internacionais debatem sobre enologia em Bento Gonçalves
05/08/2015
Temas relevantes na área serão abordados nos Congressos


A definição de enologia a nomeia como a ciência que trata do vinho, da técnica de elaboração e de sua conservação. Ter conhecimento do tema e ampliá-los é, portanto, fundamental para que o profissional do setor se mantenha atualizado. O XV Congresso Latino-americano de Viticultura e Enologia e o XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia conta em sua grade de programação com palestras sobre o assunto, ministradas por profissionais da França, Itália, Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Uruguai e que trarão atualizações na área.

Através da programação, que traz temas de grande destaque, como áreas de biotecnologia, elaboração de espumantes e aromas do vinho, os participantes poderão absorver experiências dos profissionais nacionais e internacionais, que abordarão o que está sendo atualmente pesquisado em enologia no Brasil e no exterior. O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), realizadora do evento juntamente à Embrapa Uva e Vinho, Juliano Perin, destaca a importância da abordagem do tema de maneira ampla como a programação proporciona: "É uma ótima oportunidade para profissionais, estudantes e pesquisadores de ver alguns dos assuntos que estão em evidência, além de agregar e ganhar novos conhecimentos, podendo discutir com profissionais de outros países sobre os problemas enfrentados pela vitivinicultura no contexto internacional".

Entre métodos de elaboração de espumantes, expressões aromáticas, diversidade das leveduras e aplicações tecnológicas na evolução dos vinhos, estão definidas 19 palestras até o momento. Todas elas ocorrerão no decorrer dos quatro dias destinados à teoria na programação dos eventos. Segundo Mauro Zanus, Pesquisador e Chefe Geral da Embrapa Uva e Vinho, os congressos contribuirão para a formação de seus participantes: "O evento será uma excelente oportunidade para aprofundamento de questões decisivas, pensando na inovação enológica e na elaboração de produtos com sustentabilidade econômica, social e ambiental, seguindo as tendências mundiais”.

O XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia e o XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia ocorrem dos dias 3 a 7 de novembro, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, RS. Os eventos são uma promoção da Associação Brasileira de Enologia e Embrapa Uva e Vinho com patronagem da Organização Internacional da Uva e do Vinho; patrocínio do Ibravin, Prefeitura de Bento Gonçalves, LNF Latino Americana, Lallemand, AEB Group, Verallia, Scholle, Amazon Group, Vêneto Mercantil, M.A. Silva Cortiças e Facchin Import & Export, com apoio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e Dall’Onder Grande Hotel.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO EVENTO

Raquel Piegas
|+55 54 3052.0077 | Plantão: 54 9147.0098
raquel@conceitocom.com.br
www.conceitocom.com.br
Viviane Zanella
+55 54 3455.8084 | Plantão: 54 9142.4930
uva-e-vinho.imprensa@embrapa.br
 

  Facebook

Associação Brasileira de Enologia

+55 (54) 3452.6289
+55 (54) 3451.2277

congresso@enologia.org.br